segunda-feira, 8 de março de 2010

Pandora


Curiosa é essa figura da mitologia grega que alguns veem como uma praga, e outros como uma benção dos deuses. É difícil uma tomada de decisão, pois para a maioria tudo não passa de pura ficção.
Na história, Pandora foi criada pelos deuses para castigar a humanidade. Daí se justifica pensar em algo maléfico.
Numa outra versão do início da humanidade é uma mulher que também se apresenta como castigo; Eva é na história do livro de Gêneses a grande causadora de um evento trágico. Sua desobediência causa a ira de Deus.
Analisando Pandora e Eva, temos dois pensamentos conflitantes sobre a natureza feminina.
CRIAÇÃO: Pandora foi criada pelos deuses, sendo que cada um deu o que tinha de melhor a oferecer: a beleza de Afrodite, a astúcia de Hermes, as habilidades manuais de Atena; portanto temos um ser genuinamente divino, isso explica a adoração que os pagãos apresentaram pelo feminino. (Para compreender é recomendada uma boa leitura de “O Código Da Vinci”)
Eva também foi criada por um ser divino, porém há um detalhe, o material usado foi uma costela do homem, que em uma interpretação pejorativa e errônea (MAS POSSÍVEL) apontaria a mulher como um ser que nasceu do humano, e numa escala a mulher seria inferior ao homem.
Movidos por pensamentos como esse a mulher viveu séculos de opressão até conseguir a sua independência tão merecida.
Hoje é difícil imaginar a vida sem essas criaturas que chamamos de mãe, esposa, amiga, amante. Elas sim são a beleza do mundo.

2 comentários:

  1. Quanto ao fato da mulher haver sido feita da costela, não deve ser interpretado como algo pejorativo ou sinal de inferioridade, mas de igualdade. Deus não usou uma parte do pé, nem da cabeça do homem para fazer sua comapnheira, mas do lado, porque era aí que ela deveria se posicionar junto a ele.
    Janio Clever
    http://enquantoehdia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. as Mulheres tem o poder de revelar o que é escondido.A interpretação da costela é ótima.parabens

    ResponderExcluir