domingo, 3 de outubro de 2010

Sobre discutir Política, Religião e Futebol


No Brasil, discutir Política, Religião e Futebol é tabu geral. Protegido pelo jargão “isso não se discute” (não se discute o carvalho, pô!), esses assuntos são muitas vezes evitados. A escuridão tão pregada no mito da caverna de Platão é cada vez mais evidente em nossos dias. A censura quer nos impedir de adquirir conhecimentos.
Desde pequenos somos condicionados a não gostar de política. Crescemos sem aprender nada sobre isso. Achamos todos os políticos corruptos, mas isso é só o que nos dizem (Será mesmo). Não temos chance de debater e nem conhecer realmente como tudo isso funciona.
O problema de debater política é que todos querem compartilhar suas ideias e te convencer que elas estão totalmente certas, porém ninguém quer escutar as suas para chegar a um consenso. As eleições, muitas vezes, são momentos para conseguir favores pessoais, sendo a individualização o grande empecilho para que a democracia se realize realmente.
A religião é vista de várias formas pelo brasileiro e sabemos que existe muito preconceito envolvendo esse assunto. O que prego nesse post é a discussão sadia entre religiosos em busca de conhecimento, portanto isenta de qualquer preconceito. Imagine se Protestantes e Católicos juntos estudassem os caminhos de Jesus. Quantas descobertas para o mundo religioso.
Não é assim que funciona. Não há diálogo entre religiões, o que vemos é brigas e mais brigas, uma querendo ser a verdadeira e tentando provar a falsidade da outra. Digo isso porque cresci ouvindo coisas absurdas dos líderes da minha religião sobre outras religiões.
Finalmente o futebol. Por que não discutir? Expor a opinião sobre o futebol tem duas tendências que estragam a discussão: a super proteção do time do coração e a influência da mídia. Se você torce pelo Palmeiras e o considera o melhor time da década, você tem probleminha cara! Mesmo sendo eu Corintiano eu admito que o São Paulo é o time da década, e não sigo as opiniões dos grandes comentaristas de futebol que todos os dias na TV estão tentando criar modinhas e promover jogadores. Discutir esse esporte pode servir de treino para que todos aprendam a defender suas ideias ao mesmo tempo que aceitam o que é ponderável nas idéias dos outros.
Discutir é aprender! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário